Dossier Gripe das Aves

 

1. O que é a Gripe das Aves?

Por detrás de uma gripe existe sempre um vírus da gripe. Os vírus da gripe são um tipo de vírus que tem, geralmente, grande capacidade de mutação e resistência a antivirais e, como tal, existem inúmeras variantes de vírus da gripe.

A variante H5N1 do vírus da gripe, geralmente abreviada na imprensa sob a forma de vírus H5N1, é a responsável pela doença a que vulgarmente chamamos de Gripe das Aves.

Apesar de existirem muitos tipos de vírus da gripe que afectam aves, a doença causada por esta variante tornou-se famosa por ter infectado seres humanos que mantinham extenso contacto com aves, desenvolvendo uma gripe altamente letal.

 

2. A Gripe das Aves é transmissível aos humanos?

Apesar do pequeno número de casos ocorridos, a Gripe das Aves é transmissível a humanos. Não está determinada ainda a forma de contágio. Sabe-se que o vírus não é transmitido por via aérea nem por ingestão (apesar de os especialistas recomendarem a cozedura de ovos e carnes a mais de 70ºC como medida de prevenção). O mais provável é ser transmitido através das penas e excreções dos animais infectados.

Ainda não está colocada de parte a hipótese de o vírus poder sofrer mutações que lhe permita ser transmissível por via aérea, facilitando assim a sua disseminação entre a população humana.

 

3. O que é uma pandemia?

Uma pandemia é uma doença é uma epidemia que atinge proporções mundiais.

 

4. Porque se teme uma pandemia?

Apesar de os casos de infecção nas populações humanas serem muito poucos quando comparados com o número de aves afectadas, está-se a lidar com um vírus que pode sofrer mutações e tornar-se transmissível por via aérea ou contacto humano-humano, o que poderia gerar uma pandemia.

Existe também o risco de as aves migratórias poderem disseminar o vírus entre vários países, alastrando a zona de alerta.

 

5. Qual é a situação em Portugal?

Em Portugal não existem casos registados do surto da variante H5N1 do vírus da gripe.

 

6. Quais são os sintomas da Gripe das Aves?

Os sintomas são em tudo semelhantes aos sintomas da gripe comum (tosse seca, dores de cabeça e garganta, dores musculares e nas articulações, febre elevada) embora se tenha registado o seu aparecimento mais súbito e intenso, tornando-se incapacitantes.

 

7. Existe tratamento para a Gripe das Aves?

A variante do vírus da gripe responsável por esta doença é resistente a muitos antivirais, no entanto já se verificou a eficácia do tratamento com duas categorias de medicamentos: os inibidores M2 (amantadina e rimantadina) e os inibidores da neuraminidase (oseltamivir e zanimivir). Os casos fatais ocorridos no Vietname, no entanto, mostraram-se resistentes também aos inibidores M2.

 

8. Existe alguma linha de apoio que possa contactar para obter esclarecimentos?

Pode obter informações sobre assuntos relacionados com a Gripe Aviária e reportar situações através do número verde :

800 207 275

A linha funciona aos dias úteis entre as 8 e as 20 horas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s